corte a seco

A arte de revelar a arquitetura das ondas e dos cachos.

O corte começa por uma avaliação do tipo de cabelo, caimento e direção dos fios e hábitos de finalização da cliente. Depois, os cachos vão sendo esculpidos e o resultado visto será, sem surpresas, o mais próximo do obtido com a lavagem e a finalização.

O procedimento mais comum, na grande maioria dos salões de beleza, para cortar cabelos lisos ou cacheados é o mesmo: a cliente chega, vai direto para o lavatório, os cabelos são lavados e em seguida começa o corte.

Acontece que, com cabelos ondulados, cacheados ou crespos, por mais experiente que seja o cabeleireiro, se ele não é especializado neste tipo de cabelo e trata-o como se fosse um cabelo liso, o mais provável é que a cliente cacheada fique insatisfeita. Isso porque os fios encaracolados mudam completamente depois de secos e o resultado do corte muitas vezes fica bastante diferente do que ela estava à espera.

Este padrão de atendimento começou a mudar há alguns anos, com a popularização de técnicas de corte à seco para fios crespos e cacheados. Com os fios secos, o cabeleireiro pode ir esculpindo o cabelo e observando o resultado em tempo real, sem surpresas com a mudança de textura e encolhimento do cabelo.

Um das principais técnicas de corte para cabelos crespos é o Deva Cut, criado pela Deva Curl. Há anos o salão Deva Chan faz sucesso nos Estados Unidos com essa técnica que encanta as cacheadas. Nalva Melo fez o curso Arquitetura dos Cachos com Dênis da Silva, um dos fundadores da Deva e, desde então, tem vindo a aprimorar o seu estilo neste tipo de corte.

Nalva Melo especializou-se neste tipo de corte e hoje o seu Café Salão é uma referência nos cuidados dos naturais para os cabelos. A sua equipa, formada e treinada dentro dos padrões e exigência de profissionalismo que imprime no seu trabalho, tem a confiança renovada, todos os dias, de novas cacheadas que se reencontram com os seus cabelos naturais e sentem-se realizadas com a sua auto imagem.

“Trabalhamos pela partilha da emoção desta experiência, que vai muito além de um simples serviço, de um simples corte de cabelo. Trabalhamos com descobertas e reencontros das clientes com elas mesmas, numa experiência sensorial e afetiva que muitas vezes devolve e eleva a autoestima de cada uma delas. No final de cada atendimento, o sorriso no rosto e o brilho nos olhos emoldurados pelos cachos e ondas libertos, fazem todo o nosso trabalho valer a pena!”

É uma cacheada portuguesa, com certeza. É com certeza uma cacheada portuguesa!

Quando se fala de fenótipo e de cabelos naturais em Portugal, 77% são morenos e médios, 20% são  loiros e apenas 3% são ruivos. E quando falamos de tipos de cabelos, sejam masculinos ou femininos, a grande maioria, independente da cor, é de cabelos com texturas ondulada e encaracolada.

Embora possamos encontrar cabeleireiros exclusivos para cabelos crespos e afro, ainda são poucos os profissionais especializados em cuidar de cabelos ondulados e encaracolados em Portugal.


As portuguesas têm, na sua maioria, os cabelos ondulados e cacheados. Tanto que a L’Oréal Paris escolheu como imagem para a sua linha Castanhos D’Alma, a fadista Ana Moura: de cabelos castanhos e ondas e caracóis acentuados, a cara da mulher portuguesa, com certeza!

Então, como se sentem as dezenas de milhares de mulheres onduladas e cacheadas ao ter os seus cabelos tratados como se fossem lisos? A resposta obtemos sempre que uma delas descobre os benefícios de ter um cabeleireiro especializado a tratar das suas madeixas. É neste momento que percebem todo o potencial, versatilidade e beleza dos seus cabelos naturais, ondulados, volumosos.

E foi com essa especialização, para tratar e cuidar naturalmente dos cabelos, principalmente dos ondulados e cacheados, que Nalva Melo trouxe para o Porto o seu tratamento BelezaBio.

“Tudo começa com a avaliação capilar e a percepção do tipo de cabelo que a cliente tem. Depois, de acordo com o tipo de ondas ou cachos e, principalmente, com o estilo de vida de cada uma, definimos o protocolo do atendimento, que pode passar pelo corte e finalização ou mesmo por um tratamento de hidratação e de recuperação da fibra capilar”, refere Nalva.

Cada cliente é única, cada cabelo é único e merece ser tratado desta forma.  Esta é a filosofia do atendimento de Nalva Melo que oferece uma experiência de redescoberta para muitas mulheres, que passaram a vida a usar diariamente escovas e chapinhas por acharem que os seus cabelos eram rebeldes, difíceis ou desalinhados.

“Na maioria das vezes o que falta é um corte que favoreça e respeite o movimento natural dos cabelos. Além da técnica especializada, é preciso ter sensibilidade para “ler” a cliente, entender as suas rotinas, necessidades e desejos e transformar o seu cabelo num aliado para a sua autoestima e não num “inimigo” que tem de ser domado”, complementa.

E assim, a cada dia, mais mulheres portuguesas se redescobrem nos seus cabelos e adquirem novos hábitos de cuidados específicos que favorecem o seu tipo de fio.

depoimento

"Achei super estranho, pois nunca na minha vida, o meu cabelo havia sido cortado sem antes passar pelo lavatório. E no final fez toda a diferença!"

Quando Susana Fernandes marcou um horário com Nalva Melo, achava que seria apenas mais um corte de cabelo. A necessidade de mudar, após meses de confinamento devido à pandemia, e o recomeço do trabalho presencial, foram os motes para o corte que revelou muito mais do que ela imaginava.

“Na correria para organizar a volta ao trabalho, após meses de confinamento e trabalho a partir de casa, percebi que necessitava de um novo corte de cabelo, que me poupasse tempo na rotina diária, que fosse leve e prático.

Por indicação de uma amiga, marquei horário com Nalva Melo. Já tinha visto, pelas redes sociais, a forma com que ela tratava dos cabelos, mas não tinha grandes expectativas, fui apenas com aquela ideia de que seria um novo corte com uma cabeleireira nova.

No salão, Nalva perguntou-me o que eu pretendia fazer com o meu cabelo. Depois de ouvir as minhas ideias, sentou-me imediatamente na cadeira de corte e começou a avaliação.

Nalva soltou o meu cabelo e, mexendo nos cachos e com um espelho, foi me mostrando de todos os ângulos o que iria fazer, onde iria cortar e porque aquele comprimento iria favorecer o meu rosto e o movimento do meu cabelo.

Achei super estranho, pois nunca na minha vida o meu cabelo havia sido cortado sem que antes tivesse passado pelo lavatório. E lá estava eu a experimentar o corte a seco! A cada tesourada, as madeixas iam se encaixando umas nas outras e tudo parecia mais leve.

Depois, Nalva lavou meus cabelos com os produtos indicados para ele – que agora sei que é tipo 2B – e finalizou de maneira natural. Deu-me ainda dicas de como finalizar em casa, de forma prática e sem complicações, com um leave in apropriado. Era tudo o que eu queria!

No final, não pude conter a emoção, ao ver o meu cabelo com cachos, volumoso, rico e leve, como se estivesse a vê-lo quando ainda era adolescente. Foi um voltar no tempo, para dentro de mim, que se revelou naquele momento. Começarei esta nova fase da minha vida com energias renovadas. Fiquei fascinada!”

especialista em cabelos encaracolados

Descobre o poder dos teus caracóis!

Um especialista em cabelos cacheados valorização a beleza natural deste tipo de cabelo e é um grande aliado para a construção da sua autoestima. Vem descobrir com Nalva Melo toda a beleza natural dos teus cachos!

agendar Nalva Melo

Nalva Melo nas redes