tipos de cabelos

Conhece o teu cabelo e
apaixona-te por ele!

Sabes qual o teu tipo de cabelo? Bem, certamente já ouviste falar de cabelo tipo 1B, 2C, 3A, 4B… Mas o que significam estes números e letras e o que esta informação pode fazer por ti?

Tipificar para melhor cuidar

Foi na década de 1990 que o cabeleireiro norte-americano Andre Walker definiu um sistema de classificação para os fios de cabelo, para ajudar os seus clientes com a sua linha de produtos.  O Andre Walker Hair Typing System estabelece uma escala de tipologia do cabelo do 1A ao 4B.

Desde então surgiram sistemas similares de classificação complementares, alguns específicos para cabelos cacheados, como o The NaturallyCurly Hair Typing System, com uma classificação que vai do 2A ao 4C, incluindo mais tipos de cabelo inexistentes na classificação inicial do Andre Walker.

Mas para que isso serve? Bom, apesar de não ser uma ciência exata, ter uma noção de onde os teus fios se encaixam nessa classificação pode te ajudar a cuidar melhor deles: Seja a escolher os produtos e tratamentos adequados, seja a entender o movimento natural do teu cabelo ou até mesmo escolher um profissional especializado que possa cuidar e valorizar a beleza natural dos teus cachos.

Saber qual o teu tipo de cabelo é fundamental para que possas cuidar dele, desde escolher os produtos adequados para hidratar e modelar, como o corte que favorece a forma, caimento e movimento das mechas.
Encontrar um cabeleireiro especializado em cabelos cacheados e crespos é uma declaração de amor aos teus caracóis!

Devemos sempre lembrar que isto das tipologias de cabelo é um guia e não uma ciência exata e há muitas classificações derivadas do método do Andre Walker que podem ser encontradas na internet.

Isto pode até confundir mais que ajudar, então é importante uma avaliação capilar realizada por um profissional, até porque uma pessoa pode ter mais que um tipo de cacho, que crescem de forma e caimento diferentes.

E cada uma dessas mechas deverá ter uma atenção especial, tanto na hora de cortar (preferencialmente com o corte à seco), como na hora de fazer a fitagem e a finalização dos cachos (saber escolher bem os produtos cosméticos, as quantidades e a forma de aplicá-los é fundamental!)

A nossa sugestão é que procures um cabeleireiro especializado onde possas tirar todas as tuas dúvidas e aprender técnicas para deixar os teu cabelo leve, livre e naturalmente deslumbrante!

1, 2 ,3, 4... O primeiro passo para amar e cuidar dos teus cabelos é conhecer cada uma de suas mechas!

Depois de definido o tipo, Uma avaliação capilar pode ainda identificar a estrutura, a espessura do fio e a sua curvatura. Isto vai determinar os melhores cortes e tratamentos para que o cabelo esteja sempre naturalmente cuidado, saudável e bonito.
Abaixo podemos ver as tipologias de cabelo adotadas pela indústria cosmética. Consegues identificar, num olhar, o teu tipo de cabelo?

1

Totalmente sem ondulação, costuma ser sedoso, devido a oleosidade natural.

2A

Com ondas marcadas, é aquele "cabelo de praia”, tipo o da Gisele Bündchen.

2B

Perto da raiz é mais liso, mas tem ondas espaçadas e mais definidas do que o 2A

2C

Tem o fio grosso, é mais volumoso com ondas mais bem marcadas, próximo ao 3A.

3A


Com cachos bem definidos, alguns podem ser mais abertos que outros.


3B

O 3B tem cachos bem definidos e um pouco mais fechados, com a raiz mais ondulada.

3C

Tem o fio mais fino, leve e frágil, com cachos pequenos e bem definidos.

4A

Fios volumosos, finos e sensíveis, forma cachos desde a raiz em espiral perfeito.

4B

Com cachos ainda mais fechados que o 4A, é frágil e ganha volume com facilidade.

4C


Mais frisado, pode formar cachinhos muito apertados, como o 4B, ou não ter definição.


1…

Os cabelos do tipo 1 são os lisos e podem ainda ser diferenciados pela espessura e volume. O 1A é aquele liso extremo, super fininho e sem volume que não segura penteado e não modela. A dica para esse tipo de cabelo é não usar nada que tenha óleo mineral, parafina ou produtos que pesem nos fios.

Já o cabelo 1B já tem um pouco mais de balanço. As pontas podem ter uma leve ondulação e geralmente é um cabelo fácil de lidar. A dica é manter a hidratação e o corte em dia para fugir das pontas duplas!

Sabes aquele liso do fio bem grosso? É o cabelo tipo 1C. É um liso volumoso que nunca está arrumadinho e a melhor maneira de lidar com ele é não forçá-lo a ser um liso extremo. A dica de ouro é usar mousse, spray salino e outros texturizadores para estimular as ondas e aproveitar o volume. Cabelo volumoso é vida!

2…

Já o cabelo do tipo 2A é ondulado, aquele cabelo tipo “capa de revista”. Ele tem ondas marcadas e aquela cara de “fui à praia e voltei assim”. O problema é que muitas meninas que têm esse cabelo acabam fazendo alisamento porque não sabem lidar com esse tipo de fio. Elas pensam “ah, meu cabelo não é liso nem cacheado, não sei o que fazer”. A nossa dica é: Abandona os alisamentos e reencontra os fios naturais. Terás uma linda surpresa!

Aquele ondulado que começa a querer formar cachos é o tipo 2B e quando estimulado, a tendência é que ele fique cada vez mais próximo do cacheado. Para isso você tem que tratá-lo como um cacheado e não como um liso. Então, se o teu cabelo é tipo 2B, anota estas dicas: NUNCA pentear o cabelo seco e usa um leave-in, amassando-o ainda molhado e deixando-o secar naturalmente. Fica lindo!

O tipo 2C já é bem próximo de um cacheado, mas ele forma um cacho com um formato de S (como o cabelo da Shakira) e não um espiral completo.
A nossa dica é que evites os cremes muito hidratantes para cabelos cacheados, pois acabam deixando o cabelo 2C oleoso e sem volume. Opte por leave-ins que sejam leves e não pesem nos fios.

3…

Chegamos aos cabelos tipo 3, os cacheados!
O 3A é aquele cacho que parece uma molinha. Um espiral completinho, bem redondinho. Os fios são finos e quebram com facilidade. Nossa dica é: Só desembaraces o cabelo molhado e com creme! Depois de finalizado, espera secar e quebra o leave-in amassando os cachos.

O 3B tem o cacho bem formado, mas um pouco mais apertado que o anterior. Essa diferença vem do fio mais grosso, que deixa o cachos mais fechadinho. É um cabelo que funciona bem com fitagem e cremes um pouco mais hidratantes.

Já o 3C tem o cacho bem apertadinho e pequenino. É um cabelo lindo e você precisa perder o medo do volume para apreciar toda a sua beleza! Invista em um bom corte para esculpir os seus caracóis, não descuide da hidratação e seja feliz!

4!

O tipo 4 é o cabelo afro e suas variações. São fios bem frágeis, que quebram com facilidade e que, para crescerem fortes e sem quebra, precisam de muita hidratação. Por isso, os óleos naturais são seus melhores amigos!

Também é bom se manter longe dos shampoos com sulfato, que agridem os fios e tiram a pouca oleosidade natural que esse cabelo tem.

O 4A tem o cacho bem apertadinho. É um crespo que tem malemolência – balanças a cabeça e as mechas acompanham. Nem sempre dá para fazer um black power porque as mechinhas crescem pra baixo. É um cabelo que “segura” bem os cachos e consegues ter bons day afters se ele estiver forte e saudável. Por isso já sabe: hidratação, hidratação e mais hidratação!

Já o 4B tem as mechas em formato de zigue-zague, e o cabelo fica um pouco mais armado do que os fios do tipo 4A. Já dá para explorar essa estrutura em cortes que deixem o cabelo mais pro alto, formando uma bela coroa para uma rainha crespa poderosa! Jogue o pente fora, só precisas dos teus dedos para desembaraçar esse cabelo – sempre molhado, no banho, e com bastante condicionador. Finaliza com leave-in e algumas gotinhas de óleo de coco!

Por último, mas não menos importante, temos o cabelo tipo 4C, que é o cabelo super crespo, que não forma cachos. Essa falta de definição não é um problema – muito pelo contrário! Com o corte perfeito você consegue explorar essa estrutura linda do cabelo afro, seja com um black power incrível ou com um comprimento mais longo formando uma moldura linda para o seu rosto.

Dica de ouro: Assim como o 4B ele não precisa de pente. Abuse de produtos com base bem hidratante, como macadâmia e abacate. Estes são os melhores amigos do cabelo tipo 4C!

procura o que te faz feliz

O cabelo ideal para o teu rosto é aquele que te faz sorrir ao olhar no espelho!

E então, conseguiste identificar o teu tipo de cabelo? Bem, o mais comum é que a gente tenha vários tipos ao mesmo tempo. Umas mechas mais crespas, outras mais cacheadas, outras mais lisas… O importante é ires conhecendo o teu cabelo aos poucos e aprendendo a cuidar dele.

E se quiseres saber mais e tirar todas as tuas dúvidas, marca uma consulta de avaliação capilar e descobre a real identidade e beleza dos teus cabelos.

E para finalizar, guarda, num cantinho de afetos e mimos para com o teu cabelo, a nossa dica BelezaBio: Não existe apenas um tipo ou padrão de beleza capilar! Mesmo que todo cabelo seja composto pelos mesmos ingredientes e possua a mesma anatomia, cada cabelo é tão único como a pessoa que o tem. E cada cabelo tem a sua própria identidade e a sua própria expressão.
Faça brilhar o teu cabelo!

solta os cachos!

A natureza à tua medida!

BelezaBio começa com uma consulta de avaliação capilar que é o início de uma incrível jornada de auto conhecimento e empoderamento. Descobre com Nalva Melo todo o potencial dos teus cabelos e revela a tua beleza natural!

agendar BelezaBio

Nalva Melo nas redes