
dia mundial da criança
De pequenino se torce o cachinho!
Ondulado, com caracóis, cacheado, crespo, afro… O cuidado começa por saber qual o tipo de cabelo que a criança tem.
Além de todos os desafios da infância, em aprender e adaptar-se ao mundo, muitas crianças, no seu processo de crescimento, ainda têm de enfrentar problemas de autoestima e insegurança, causados pelo constrangimento de atitudes racistas.
O preconceito com o tipo de cabelo ou mesmo o tom da pele, alimentado pelos padrões de beleza impostos à nossa sociedade, pode deixar marcas profundas nas suas vidas.
Combater o bullying e promover a autoestima.
Quem tem cabelo crespo ou cacheado deve ter também alguma lembrança de infância não muito agradável em relação ao cabelo. Há pouco mais de duas décadas ainda não havia tanta informação disponível. Muitos pais não sabiam como lidar com os cabelos encaracolados e crespos dos seus filhos e acabavam por cometer alguns “pecados”, como desembaraçar o cabelo seco (o que é extremamente doloroso para a criança), deixar os cabelos sempre presos, lavar todos os dias e tantas outras ações que acabam agredindo os frágeis cachinhos.
Naquela época, também não se falava abertamente sobre o bullying como hoje em dia, muito menos como combatê-lo. Por causa disso, muitos adolescentes e jovens adultos ainda trazem consigo as memórias de situações traumáticas vividas por eles, apenas por causa dos seus cabelos cacheados ou crespos.
Com a série/rubrica “De Pequenino Se Torce o Cachinho” queremos abordar estas experiências, abraçando toda a beleza que existe na diversidade e ajudando a identificar, combater e erradicar o bullying e o racismo do dia a dia das nossas crianças.
Vou te contar algo que não é nenhum segredo: Não existe “Cabelo ruim” ou “cabelo difícil”. Cabelo crespo é sinónimo de raiz, de cultura, de identidade própria. Muitas vezes o que falta é conhecer o tipo de cabelo da criança e também o produto adequado para ele.

Mas, então como podemos nos tornar os maiores aliados das nossas crianças durante o seu processo de crescimento, auto conhecimento e aceitação da sua própria imagem?
Para Nalva Melo, é preciso aprender desde cedo a trabalhar os rituais de beleza de forma a abraçar a diversidade. “Devemos entender e ensinar para as crianças que que não existe só um tipo ou padrão de beleza, que cada pessoa é bonita por ser única e igual a si mesma.”
A escolha de produtos naturais e consequentemente menos agressivos aos cabelos e pele delicadas das crianças, é uma forma de cuidar da saúde e beleza deles e também uma forma de os educar para a necessidade de mudar hábitos de consumo e não esgotar os recursos do planeta.
“Precisamos de ensinar às nossas crianças o amor-próprio e o amor pelo meio ambiente, para que aprendam a usar sabiamente as maravilhas que a natureza nos oferece, de forma respeitosa e sustentável”.
Deixa o cabelo das crianças solto no mundo! O volume é normal nos fios crespos e é isso que os torna lindos!

Histórias que inspiram!
Com pouco menos de 7 minutos, este apaixonante curta de animação, vencedor do Oscar de Melhor Curta de Animação 2020, conta a história de um pai que precisa aprender a arrumar o cabelo de sua filha. Com humor e leveza, a história mostra o desespero do homem ao ter que se entender com potes de cremes e ferramentas para cuidar dos fios crespos da sua pequena menina.
Testemunhos de superação e amor aos cachos.
Que tem cabelo encaracolado ou crespo terá alguma lembrança de infância não muito agradável: Seja um olhar de estranhamento, um comentário depreciativo e até mesmo bullying.
Partilhamos aqui algumas histórias de pessoas que nos inspiram a desconstruir os padrões de opressão, para que toda criança e todo cabelo possam crescer livres!

Por Suéli Fernandes
"Sofri preconceito por as pessoas acharem o meu cabelo muito diferente. Mas aprendi a lidar com isso e amo os meus cabelos encaracolados!"

Por Zoé Silveira
"O meu cabelo expressa a minha identidade. As pessoas não têm de dizer o que gostam ou o que não gostam. Eu é quem tenho que gostar do meu cabelo"

As dicas da Esther
A pequena Esther Garcia Asihan deixa aqui as suas dicas para que as crianças possam amar os seus cachinhos e cuidar bem deles.
Ame os seus cabelos!

cuidados para cacheados e crespos
Cinco dicas para cuidar dos cachinhos dos mais pequeninos.
Se o cabelo crespo de um adulto já é naturalmente mais delicado, imagine então o cabelo de uma criança. Eles precisam ser tratados com muito carinho. Deixamos aqui algumas dicas preciosas para que possas cuidar dos cabelos cacheados e crespos das tuas crianças.
1 – Identificar o tipo de cabelo
O primeiro passo e conhecer o tipo de cabelo da criança. Isto vai facilitar na escolha dos produtos adequados para que o cabelo esteja sempre bem tratado. Também é importante encontrar um salão de beleza que entenda e respeite o formato dos cachos e levar a criança de vez em quando para aparar algumas mechas e dar forma ao cabelo. Assim você consegue manter os fios saudáveis e bem fáceis de cuidar.
2 – Lavar com delicadeza
Não é preciso lavar o cabelo da criança com shampoo todos os dias. No dia que não usares o shampoo, podes usar só o condicionador limpante (No Poo) no banho para desembaraçar. Esta é a chamada rotina Low Poo ou No Poo e é uma excelente ideia, já que essas práticas retiram o uso de sulfatos, que agridem bastante o cabelo.
3 – Pentear só no banho
É importante que nunca, mas nunca mesmo, tentes desembaraçar o cabelo seco. Pentear cabelos crespos e cacheados somente durante o banho, com a ajuda de um condicionador para a desfazer os nós sem quebrar a fibra capilar.
4 – Secar e finalizar
Na hora de secar, não esfregue a toalha na cabeça, o atrito vai deixar o cabelo frisado e retirar a humidade que ele precisa. Ao invés disso, amasse os cachinhos com a toalha, ajudando a dar forma ao cabelo e deixe os fios secarem soltos, ao natural.
Podes usar um leave in à base de produtos naturais para ajudar a definir os cachos e manter a hidratação do cabelo.
5 – Definindo o estilo
Se quiseres fazer penteados ou mudar o visual de vez em quando, Dá preferência por prender o cabelo depois de seco. Tiaras e ganchos são ótimos acessórios para dar um charme e segurar os cachos longe dos olhos.
DICA BÓNUS: Liberdade para os cachos!
Não precisas de ficar prendendo o cabelo da criança o tempo todo com rabo de cavalo ou tranças. Deixa o cabelo deles solto no mundo! O volume é normal nos fios crespos e quando reprimes isso, a pessoa cresce com a sua própria identidade afetada e vai ter muita dificuldade em assumir o seu cabelo natural.
Aprender a cuidar da beleza naturalmente
O nosso papel, como pais e mães de cacheadas, é o de apoiar a beleza natural dos nossos pequenos!
Muitas vezes a dificuldade das mães e pais em cuidar dos cabelos dos seus pequenos é o desconhecimento sobre as necessidades específicas de cafa tipo de cabelo. Procurar um profissional que entenda de cachos é o primeiro passo para ter cabelos saudáveis e cuidados. Se for um especialista e ainda cortar o cabelo a seco, então terá encontrado a fórmula mágica para um cabelo feliz!


Cabelos encaracolados pedem cabeleireiros especializados que respeitem a natureza e o movimento dos cachos.
Uma técnica que favorece o cabelo cacheado ou crespo é a do corte à seco. O corte que começa por uma avaliação do tipo de cabelo, caimento e direção dos fios e hábitos de finalização da cliente.
Após esta avaliação, Nalva Melo realiza um corte de acordo as rotinas de cuidados de cada cliente, harmonizando as necessidades dos seus fios e o seu formato facial. Assim, o cabelo é cortado antes de ser lavado, permitindo que mantenha o movimento natural das madeixas.
Levar a criança ou adolescente a um cabeleireiro especializado em cabelos cacheados resultará na valorização da beleza natural deste tipo de cabelo e na construção da sua autoestima.

especialista em cabelos encaracolados
Descobre o poder dos teus caracóis!
Um especialista em cabelos cacheados valorização a beleza natural deste tipo de cabelo e é um grande aliado para a construção da sua autoestima. Vem descobrir com Nalva Melo toda a beleza natural dos teus cachos!