
consumo sustentável
Desafiar o presente para criar o futuro.
BIO, Vegan, 100% Natural, Zero Carbono, Paraben Free, Organic, Eco-Friendly, Slow Fashion…
Estas são apenas algumas das etiquetas que aparecem nos rótulos dos produtos de forma a esclarecer e orientar cada vez mais os consumidores sobre o que adquirem, permitindo-lhes escolhas informadas.
De uns anos para cá, as etiquetas associadas a produtos alimentares, cosméticos e de vestuário passaram a representar um estatuto de consumo sustentável e esclarecido.
Você é o que come... Você é o que consome!
Este despertar do consumidor deveu-se, principalmente, a uma maior quantidade de informação disponível na web e das campanhas e ações promovidas por cientistas e ambientalistas pela conscientização e alterações dos nossos padrões e hábitos de consumo. E o mercado, de olho nos milhões que estes consumidores representam e movimentam, não ficou indiferente ao apelo.
Essa alteração de comportamento do consumidor, que começou com pequenos gestos no dia-a-dia e na escolha pelos mercados de proximidade e pelos pequenos produtores de produtos biológico, cresceu nos últimos dez anos e ganhou espaço e importância quando a grande industria acorreu à demanda e preencheu as prateleiras das grandes superfícies com inúmeras opções para este crescente nicho. Das marcas famosa às “marcas brancas”, o desenvolvimento de produtos e do marketing de responsabilidade associado à sustentabilidade traduz-se na grande oferta presente hoje em todas as superfícies comerciais.
Um estudo de 2019 sobre consumo e sustentabilidade realizado pela Bolt, mostrou que “94,6% dos portugueses gostariam que as marcas os ajudassem a ser mais ecológicos na sua vida diária, com a oferta de opções mais sustentáveis”.

E se no início, as ofertas de produtos BIO estavam em sua maioria voltadas para a área da alimentação, com restaurantes especializados em alimentação natural, vegan e macrobiótica, foi com o crescimento da procura por produtos vegetarianos e veganos e de agricultura biológica que a industria de restaurantes voltou a sua atenção para este mercado e para produtos BIo, Vegan e Vegetarianos. E mesmo a industria fast food aderiu à ideia e passou a oferecer opções vegetarianas entre os seus produtos, como foi o caso do McDonnald’s que, a partir de 2015, adaptando a demanda por produtos veggie aos seus populares sabores, criou a opção de menu vegetariano, deitando por terra o mito de que a alimentação vegetariana era de difícil acesso e dispendiosa para as massas. No final de 2019, a cadeia Burger King lançou, numa parceria com a Impossible Food, o Rebel Whooper.
Nenhuma indústria escapa hoje à responsabilidade de criar meios e produtos sustentáveis.
Podemos cuidar da nossa beleza sem intoxicar o nosso organismo, contribuindo para a preservação do nosso planeta.

A indústria alimentar, têxtil e, principalmente, a indústria cosmética têm procurado evoluir e encontrar alternativas que respeitem o consumidor e o meio ambiente. A área da cosmética, com a evolução dos produtos e com investimento na pesquisa e na tecnologia do desenvolvimento de novos produtos, alia-se cada vez mais a área da saúde, procurando encontra fórmulas orgânicas, à base de ingredientes sustentáveis que reduzam os malefícios dos químicos no organismo e também a pegada ambiental dos rituais diários de cuidados pessoais.

Cosmética, saúde e pegada ambiental
Desde a hora em que nascemos, da hora que acordamos à hora que vamos dormir, usamos dezenas de produtos cosméticos e de higiene que contém em suas fórmulas químicos artificiais com elevado poder de causar danos invisíveis e duradouros ao nosso organismo e também ao meio ambiente.
Então como podemos saber o que devemos escolher para reduzirmos os efeitos nocivos e acumulativos destas substâncias e reduzir a nossa pegada ambiental?
Se podemos fazer escolhas inteligentes sobre o que comemos, podemos também procurar conhecer, entender e escolher bem os cosméticos que utilizamos na nossa rotina de cuidados pessoais. E há um ditado que diz que se um produto não é seguro para ser ingerido, também não é seguro de ser usado.
Produtos de limpeza, como shampoos e sabonetes, hidratantes para rosto e corpo e linhas inteiras de produtos de maquilhagem têm cada vez mais nos seus rótulos os indicativos oil-free, paraben-free, fragrance-free, sulfate-free e silicone-free, que sinalizam que nas suas fórmulas são usados produtos de origem orgânica e natural, como os óleos e manteigas vegetais e óleos essenciais naturais, além de não possuírem conservantes industriais.
A Biocosmética utiliza o termo skin food para referir a nutrição como princípio fundamental nos cuidados com hidratação e recuperação da pele. E foi a pensar sobre a nutrição capilar e do coiuro cabeludo que Nalva Melo criou a BelezaBio, inspirada pelo ideal de uma Beleza Sustentável.
Para Nalva Melo, Beleza Sustentável é trabalhar os rituais de beleza de forma a abraçar a diversidade, entendendo que não existe só um tipo ou padrão de beleza. É não esgotar os recursos do planeta e usar sabiamente as maravilhas que a natureza nos oferece de forma respeitosa. Isso implica em adotar um ritmo mais lento em cada processo, fazer tudo com mais entrega, observando o tempo de semear e de colher. É a beleza preocupada com o futuro e com o consumo sustentável.
belezabio
"Beleza Sustentável é trabalhar de forma que possamos abraçar a diversidade e entender que não existe um só tipo de beleza. É não esgotar os recursos do planeta e usar as maravilhas que a natureza nos oferece."
— Nalva Melo, criadora da BelezaBio

Para Nalva Melo, Beleza Sustentável é trabalhar os rituais de beleza de forma a abraçar a diversidade, entendendo que não existe só um tipo ou padrão de beleza. É não esgotar os recursos do planeta e usar sabiamente as maravilhas que a natureza nos oferece de forma respeitosa. Isso implica em adotar um ritmo mais lento em cada processo, fazer tudo com mais entrega, observando o tempo de semear e de colher. É a beleza preocupada com o futuro e com o consumo sustentável.

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